Skip to navigation Skip to navigation Skip to search form Skip to login form Skip to main content Skip to accessibility options Skip to footer
Skip accessibility options
Text size
Line height
Text spacing

Blog entry by Jeff de Largie

PROCESSO SELETIVO 2026.
PROCESSO SELETIVO 2026.

 

Informações Preliminares sobre o Processo Seletivo Ensino Técnico 2026

A Coordenação de Processos Seletivos (COPEVE) informa que em breve será divulgado o Edital do Processo Seletivo para ingresso na Educação Profissional Técnica de Nível Médio do CEFET-MG, no ano de 2026. Abaixo constam informações preliminares.

1) Formas de Ingresso (INTEGRADA, CONCOMITÂNCIA EXTERNA E SUBSEQUENTE):

Integrada - cursos oferecidos aos candidatos que, até a data da matrícula (janeiro de 2026), terão concluído o Ensino Fundamental. Nessa forma de ingresso, o estudante fará o curso técnico juntamente com o Ensino Médio no próprio CEFET-MG, no período integral (manhã e tarde) e com duração de 3 (três) anos (mais estágio).

Concomitância Externa - cursos oferecidos aos candidatos que, até a data da matrícula (janeiro de 2026), terão concluído a primeira série do Ensino Médio e estarão regularmente matriculados, no ano de 2026, na segunda ou terceira série do Ensino Médio em outra instituição de ensino, simultaneamente, durante sua permanência no CEFET-MG. Nessa forma de ingresso, o estudante fará, no CEFET-MG, somente o curso técnico, em período noturno e com duração de 1 (um) ou 2 (dois) anos (mais estágio).

Subsequente - cursos oferecidos aos candidatos que, até a data da matrícula (janeiro de 2026), terão concluído o Ensino Médio. Nessa forma de ingresso, o estudante fará, no CEFET-MG, somente o curso técnico, em período noturno e com duração de 1 (um) ou 2 (dois) anos (mais estágio).

2) O período de inscrições será de 01/08 a 22/09/2025 (Segunda-feira).

2.1) A inscrição será vinculada ao CPF DO CANDIDATO e deverá ser feita no site da COPEVE. Para fazer a inscrição no sistema eletrônico do CEFET-MG, o candidato deverá criar uma conta e senha na plataforma GovBr do Governo Federal.

2.2) O valor da Taxa de Inscrição será de R$ 75,00 (setenta e cinco reais).

3) O período para pedidos de isenção do pagamento da Taxa de Inscrição será de 01/08 a 15/09/2025 (Segunda-feira).

4) A seleção será feita em fase única (eliminatória e classificatória), por meio da aplicação de um caderno com provas objetivas, constituídas de questões de múltiplas escolhas. O caderno conterá provas de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, Matemática, Ciências, Geografia e História.

4.1) As questões de prova serão elaboradas a partir de uma Matriz de Referência própria, a qual abordará conteúdos referentes ao Ensino Fundamental II. O número de questões de cada Área do Conhecimento será:

- Linguagem: 15 (Quinze)

- Matemática: 15 (Quinze)

- Ciências da Natureza: 08 (Oito)

- Ciências Humanas: 12 (Doze)

5) A obra literária indicada para a prova de Literatura Brasileira é "Mário de Andrade: contos selecionados", a qual poderá ser obtida gratuitamente no site da LED (Editora-Laboratório dos alunos do curso de Letras do CEFET-MG) - clique aqui para acessar o site da editora.

5.1) A obra literária poderá motivar abordagens interdisciplinares na elaboração de questões das outras provas do caderno.

6) A data provável para realização do exame é 02/11/2025 (Domingo). A confirmação da data depende de fatores externos ao CEFET-MG e será comunicada de forma definitiva no Edital do Processo Seletivo.

7) O candidato que apresentar documento de identidade com carimbo 'INFANTIL', 'NÃO ALFABETIZADO', 'NÃO ASSINA' ou similares será ELIMINADO do processo seletivo, não poderá permanecer no prédio de provas e será conduzido, imediatamente, para fora das dependências do local do exame - clique aqui para acessar as orientações sobre documentos permitidos e não permitidos.

7.1) A COPEVE recomenda aos candidatos e responsáveis legais que providenciem, com a máxima antecedência, um documento oficial de identidade atualizado junto aos órgãos públicos oficiais competentes - clique aqui para obter a nova Carteira de Identidade Nacional.

7.2) A COPEVE não se responsabilizará por documentação não obtida em tempo hábil para a realização do Exame.

7.3) O candidato SOMENTE poderá adentrar o local de provas portando um documento de identificação oficial e no formato físico. Documentos digitais NÃO podem ser utilizados no ambiente de provas.

8) A COPEVE ressalta que é muito importante e obrigatória a leitura de todo o teor do Edital antes da realização da inscrição e, também, a sua consulta em todas as etapas do processo seletivo, pois ele regerá todo o concurso, conterá as informações/regras necessárias, assim como datas, prazos e lista de documentações exigidas.

9) As informações acima são preliminares. As instruções definitivas e completas constarão no Edital quando de sua divulgação nesta página eletrônica.

10) Esta página será o canal oficial de comunicação, sendo dever do candidato e responsáveis legais acompanhar todas as informações nela divulgadas, ao longo de todas as etapas do Processo Seletivo.


  
Scroll to top